Fábio José Bechara Sanchez

Grupos de pesquisa

Email

Possui graduação em Ciências Sociais (1998), mestrado (2005) e doutorado (2012) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Foi chefe de gabinete (2003 – 2005) e secretário nacional adjunto (2005 – 2011) na Secretaria Nacional de Economia Solidária. Atualmente é professor Adjunto no Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Sociologia política, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e política, democracia e participação, movimentos sociais e conflitualidade, autogestão e economia solidária.

Disciplinas ministradas na graduação

Introdução à Sociologia Geral

Ementa
O advento da sociedade moderna e a constituição da sociologia como ciência;
A estrutura de classes da sociedade moderna: As relações de produção capitalista e as relações sociais;
Os processos de transformação social a nível internacional e nacional: reforma e revolução;
Processos sociais básicos: grupos e instituições;
Consciência e ideologia como práticas sociais.

Introdução à Sociologia

Ementa
O campo e o objeto da Sociologia.
Origens sociais do pensamento sociológico.
Principais precursores do pensamento sociológico: Saint Simon, Comte e outros.
O pensamento sociológico de Marx: materialismo histórico; relações sociais de produção; Estado, luta de classes e revolução.
Interlocutores contemporâneos de Marx.

Metodologia em Ciências Sociais

Ementa
Noções gerais sobre o conceito de ciência e os elementos do conhecimento cientifico: conceitos, leis e generalizações teóricas; as noções de paradigma e de “revoluções científicas”.

Sociologia Contemporânea I

Ementa
1. A Escola de Chicago e o pensamento sociológico nas primeiras décadas do século XX.
2. O marxismo no pensamento sociológico do período.
3. O funcionalismo na teoria sociológica.
4. O “neo-marxismo” na sociologia.

Sociologia Industrial e do Trabalho

Ementa
Trabalho e força de trabalho;
Divisão social e divisão técnica do trabalho: cooperação e exploração no sistema capitalista;
Processo de trabalho e controle sobre o processo de trabalho: A questão da gerência;
Tecnologia e organização do trabalho: do taylorismo à produção flexível;
Reestruturação produtiva e mercado de trabalho.

Atividades de extensão

2016 – 2019
Economia Feminista e Solidária: ações para o fortalecimento da autonomia econômica das mulheres

Descrição: Este projeto irá promover a assessoria, capacitação e fomento à empreendimentos de economia solidária constituído por mulheres com base em metodologia participativa e feminista, beneficiando diretamente 900 mulheres e 60 EES no estado de São Paulo. Para tanto, entre as atividades do projeto estão a assessoria técnica permanente aos grupos, cursos e oficinas de formação e capacitação para as mulheres, ações de fomento e estratégias para melhoria da produção, comercialização e gestão dos EES, sistematização e difusão da metodologia utilizada e dos resultados das ações..

2015 – 2017
Apoio à organização política comunitária e ao controle social de políticas públicas de Economia Solidária em São Carlos-SP com referência na metodologia da educação popular

Descrição: Este Programa tem como objetivo desenvolver processos pedagógicos para fortalecer Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e a organização popular para a participação social nas políticas públicas de Economia Solidária em São Carlos-SP. Por meio da construção de diálogos pautados nos princípios da Educação Popular entre trabalhadores e trabalhadoras da ES em São Carlos, assim como com outros sujeitos sociais que tenham interface com a temática, buscará a consolidação de EES e o fortalecimento da participação nos espaços de organização coletiva..
Situação:

2014 – 2016
Implementação e sistematização de processos de fomento à Economia Solidária a partir da atuação do NuMI-EcoSol

Descrição: Este projeto propõe dar continuidade às estratégias gerais de atuação do Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol), sucessor da Incubadora Regional de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São Carlos, a saber: implementação e sistematização de processos relativos à proposição e constituição de novos empreendimentos econômicos solidários; ações de fomento à comercialização solidária e ao consumo responsável; apoio à comunidade de um território (bairro Jardim Gonzaga e entorno), por meio de assessoramento a iniciativas e EES existentes e colaboração para articulação política, promoção de ações de finanças solidárias e organização de atividades coletivas de comercialização na perspectiva de desenvolvimento territorial; assessoria a empreendimento constituído por usuários de serviço de saúde mental na perspectiva de sua consolidação; articulação de ações entre atores do movimento de Economia Solidária e outros diversos parceiros, em âmbito local, regional e nacional; formação, consultoria e capacitação em Economia Solidária de diferentes tipos de atores e; gestão do NuMI-EcoSol como unidade de ensino, pesquisa e extensão integrada à estrutura universitária..